tag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post4062372604518942929..comments2023-10-11T07:53:07.903-02:00Comments on para falar de música: rio (2)joãosampaiohttp://www.blogger.com/profile/07374089080342132437noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-18109325165623855812008-07-24T01:21:00.000-02:002008-07-24T01:21:00.000-02:00Na peidola!Na peidola!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-24734781705636338802007-12-22T22:53:00.000-02:002007-12-22T22:53:00.000-02:00Nossa, quanto papo furado!O Teatro Municipal do Rj...Nossa, quanto papo furado!<BR/><BR/>O Teatro Municipal do Rj é um antro de vagabundos, embora haja profissionais muito sérios atrabalhando ali, na orquestra, no ballet, no coro e outros setores, mas são minoria.<BR/><BR/>E o Minczuck está encarando provavelmente o trabalho ais diícil da sua vida. Ele é uito corajoso e eu o adiro ainda mais por isso.<BR/><BR/>Se der certo com certeza ele larga a OSB porque lá ele não tem o poder de fazer todas as mudanças necessárias para se criar uma boa orquestra. Lá quem manda na verdade são outros poderes...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-61892802533362798452007-12-05T15:06:00.000-02:002007-12-05T15:06:00.000-02:00João, só uma correção, para tirar a vírgula que fi...João, só uma correção, para tirar a vírgula que ficou sobrando na frase: "Bom, repórter que sou"... Hehe.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-74069784493967156232007-11-26T09:02:00.000-02:002007-11-26T09:02:00.000-02:00Mas é o que eu disse ali - então, já que ele quer ...Mas é o que eu disse ali - então, já que ele quer ajudar, mude-se para o TM. Dedique-se. Use a capacidade "midiática" em favor do Teatro. Até porque "arrumar grana" para o Teatro Municipal não deveria ser função do Diretor Artístico, mas do Diretor da Instituição e da própria Secretaria de Cultura. Em São Paulo, por um bom período, houve uma Associação de Amigos que manteve o caixa do TMSP - uma estratégia do diretor da época, Emilio Kalil. Se é assim, então por que não chamar a Petrobras para patrocinar 100% do Teatro e em troca ter sua Orquestra ali? Muito mais importante do que patrocinar o Canecão, vamos combinar, né? Aquilo aliás é um mico: Canecão Petrobras que continua sendo uma casa exclusivamente comercial, num terreno roubado da UFRJ. Mas voltando ao assunto - pelo que eu sei, a OSB vai ter uma sede (a Cidade da Música). Por que não manter as duas outras Orquestras (a do Teatro e a da Petrobras) no Municipal do Rio, contando com o patrocínio da Estatal para ajudar a instituição? Há muitas soluções possíveis sem que duas das três grandes orquestras da cidade sejam "clones" artísticos. E ainda acrescento uma coisa: acredito que o tão "generoso" Minczuk, que se diz "entusiasmado" pela volta pro cima da vida música carioca (devido a ele, naaaaaaturalmente), estará apenas marcando passo para o que realmente parece querer - a direção da OSESP, que ele assumiria assim que o Neschling finalmente ceder às muitas pressões.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-10531392623720702352007-11-26T08:54:00.000-02:002007-11-26T08:54:00.000-02:00eu acho complicado o acúmulo de funções. mas se o ...eu acho complicado o acúmulo de funções. mas se o teatro infelizmente continuar como anda e com programação escassa, o minzcuk terá tempo para tudo. é só realizar uns concertinhos com os mesmos de sempre que está tudo bem. beijos, pedritaPedritahttps://www.blogger.com/profile/04577785803321833051noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-37814723708022805382007-11-25T22:11:00.000-02:002007-11-25T22:11:00.000-02:00Olha, sua preocupação artística é legítima, e é mu...Olha, sua preocupação artística é legítima, e é muito bom que um cara "midiático" como Minczuk seja indiscutivelmente um bom regente também.<BR/><BR/>É claro que seria preferível alguém diferente, para construir sonoridades distintas, complementares entre si.<BR/><BR/>Mas acho que o deprimente estado dos corpos artísticos do TM e do próprio TM não nos permite este tipo de luxo. Pelo menos não agora.<BR/> <BR/>Objetivamente, será que os músicos e bailarinos agüentam mais um ano sem dinheiro - e sem temporada? <BR/><BR/>Minczuk não sabe tudo, não pode tudo, como de resto todos nós. Mas será que alguém mais tem resultado pra mostrar nesta área? Tem cacife pra arrumar grana recorde, em tempo recorde, para produzir uma temporada digna no ano do centenário? <BR/><BR/>Se esta tal festa serviu pra entreter patrocinadores, por exemplo, lamento, mas faz parte do trabalho de um diretor artístico de orquestra fora da Europa, onde o cara joga o jogo só se quiser o governo - qualquer governo, qualquer partido - paga a conta.<BR/><BR/>Se Minczuk conseguir montar uma temporada digna, o que ninguém consegue, há anos, e se esta temporada der dignidade financeira e artística aos corpos estáveis do TM, que hoje definham em ambos os aspectos, a indicação dele vem até atrasada!<BR/><BR/>Eu pensaria diferente, se o cara fosse só marketing. Mas não é.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-44034793328575034512007-11-25T16:33:00.000-02:002007-11-25T16:33:00.000-02:00Ah, realmente. Acomodado Minczuk não é. Ele é muit...Ah, realmente. Acomodado Minczuk não é. Ele é muito criativo. Até criou uma festa de aniversários dele próprio e do Kurt Masur fora de época (nenhum dos dois fazia anos naquele momento) para justificar mais badalação em cima do pobre do alemão - quer dizer, sei lá, pode ser que seja uma necessidade comum de badalar, né? Também acho que a vida musical carioca deveria contar com três orquestras vivas e diferenciadas. Com diretores musicais DIFERENTES, com visões e conceituações diversas. Se o Minczuk quer tanto ajudar o Municipal, deveria se mudar pra lá e deixar a OSB. Duas orquestras na mesma cidade são um pouco demais.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-24961207483048637222007-11-25T15:04:00.000-02:002007-11-25T15:04:00.000-02:00O Rio tem público suficiente para justificar três ...O Rio tem público suficiente para justificar três orquestras ativas. <BR/><BR/>O Rio não tem ainda - mas pode atrair- bons músicos suficientes para justificar três orquestras ativas.<BR/><BR/>Mas o meio musical do Rio já teve tempo suficiente para mostrar que pode trazer patrocínios que se traduzam em temporadas regulares para o TM. E isso Minczuk tem.<BR/><BR/>E tem mais: consegue enquadrar patrocinadores às ambições artísticas das orquestras que dirige. E isso é muito raro. <BR/><BR/>Apenas como exemplo: Karabtchevsky está na Opes há 3-4 temporadas e, a despeito de sua inegável qualidade técnica como regente, não dá ao público a impressão de ter maiores ambições para a orquestra.<BR/><BR/>A julgar pela esquisitíssima temporada estagnada, sem concertos regulares, em que se salvam apenas os ótimos solistas que o dinheiro da Petrobras compra, ali já impera a acomodação. <BR/><BR/>E acomodado Minczuk definitivamente não é. Os outros nem tentam, e os que tentaram não conseguiram. Pode ser que desta vez funcione.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-40328584201827598622007-11-25T12:36:00.000-02:002007-11-25T12:36:00.000-02:00Acho uma irresponsabiidade esse acúmulo. E um sint...Acho uma irresponsabiidade esse acúmulo. E um sintoma nítido de desprezo pela cidade, ao contrário do que o Maestro Minczuk diz. São trabalhos hercúleos, tanto manter a OSB (que, dizem, está de novo sem receber o aporte da Prefeitura para os salários e usando o dinheiro do patrocínio para pagar os músicos) como recuperar o Municipal (sem comentários - todo carioca está de luto pelo que o maior teatro do Brasil se tornou). Meramente levantar os problemas que o Municipal tem - lembremos de que o Diretor Artístico deve estar envolvido em todas as áreas - já é um trabalho titânico. Estar ali no dia-a-dia, usando todos os cartuchos (eu disse TODOS) em prol da instituição é o MÍNIMO necessário para se fazer um trabalho razoável. Mesmo assim, os problemas de um teatro como aquele são praticamente insolúveis. Assim, não acredito nesse narcisismo e nessa onipotência do Maestro Minczuk. Isso me cheira a desejo de açambarcar a vida musical carioca (não nos esqueçamos de que ele está nitidamente empenhado em derrubar o John Neschling na OSESP também). Melhor seria que um regente com boa experiência administrativa se dedicasse unicamente ao Municipal. Pense, Dona Carla!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-72498975243795119262007-11-25T12:07:00.000-02:002007-11-25T12:07:00.000-02:00A questão que se coloca para um analista atento: e...A questão que se coloca para um analista atento: este acumulo de funções não seria o primeiro passo para que uma das duas intituições desaparecessem? A Osb se tornando a orquestra oficial do Theatro Municipal, ou o Theatro Municipal tornando obsoleto e desnecessária sua orquestra? Acho muito ingênuo ver este acumulo de funções como algo de antemão positivo. Não numa cidade do tamanho e importância do Rio de Janeiro.Anonymousnoreply@blogger.com