tag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post1911981125068555357..comments2023-10-11T07:53:07.903-02:00Comments on para falar de música: educação musicaljoãosampaiohttp://www.blogger.com/profile/07374089080342132437noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-87098355498850026862007-12-09T11:06:00.000-02:002007-12-09T11:06:00.000-02:00Ok obrigado. Mas esta obrigatoriedade é para os do...Ok obrigado. Mas esta obrigatoriedade é para os dois ciclos ?Fernando Vasconceloshttps://www.blogger.com/profile/12574798160588857066noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-52877474957905198332007-12-09T10:42:00.000-02:002007-12-09T10:42:00.000-02:00o Ensino Básico se divide em dois ciclos, o Fundam...o Ensino Básico se divide em dois ciclos, o Fundamental, de 6 a 14 anos e o Médio, de 15 a 18.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-75757040465147332272007-12-08T20:58:00.000-02:002007-12-08T20:58:00.000-02:00Bom gostaria só de fazer uma pergunta. O ensino bá...Bom gostaria só de fazer uma pergunta. O ensino básico no Brasil enquadra as crianças de que idade até que idade ? Seis aos 18 ?Fernando Vasconceloshttps://www.blogger.com/profile/12574798160588857066noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-73050237766767117282007-12-06T11:39:00.000-02:002007-12-06T11:39:00.000-02:00As questões levantadas pelo Renato são extremament...As questões levantadas pelo Renato são extremamente sérias. Eu sou de uma época -- várias mortes de papa atrás -- em que havia ensino musical nas escolas. E isso de nada me serviu. Uma única vez, no ginásio, tive uma professora bem-intencionada que fez uma tentativa mais consistente de desenvolver na turma um mínimo de apreciação musical. É a única lembrança aproveitável que tenho. O resto era aquela chatice de canto orfeônico -- os hinos a que a Pedrita se refere -- e o ditado de manussolfa que, até hoje, não sei para que serve. <BR/>Há exceções, é claro. O Affonso comentou comigo, a respeito dessa mesma notícia, a experiência dos filhos dele no Colégio Waldorf, onde há um coral que já se apresentou, inclusive, no Carnegie Hall, fazendo música brasileira, em um festival internacional de corais. Mas esse é um caso raro, de uma escola particular, em São Paulo, isto é, no topo da pirâmide. Imagino as dificuldades que teria uma escola pública aqui mesmo de São Paulo -- não precisando nem mesmo pensar no caso extremo das escolas de periferia.<BR/>O que mais me entristece, na verdade, é aquilo a que o Renato se refere em seu segundo comentário. Ensino de música é extremamente importante, porque a formação da sensibilidade é fundamental. Mas até que ponto isso é prioridade num país em que os jovens saem da escola sem saber escrever, falar direito ou articular os pensamentos (e o que se lê nos jornais a respeito da queda vertiginosa da qualidade do ensino é angustiante). Um exemplo só: no meu tempo, saí do colégio falando inglês, francês e espanhol graças à boa qualidade do ensino de línguas na escola pública. Hoje, quem não recorre aos cursos especializados está frito. Decidir que ensino de música é obrigatório é uma coisa. Criar condições pra isso -- ou seja, pensar organicamente -- é outra.<BR/>Fiz trabalhos manuais na escola, sim, Renato. Era uma negação, porque tenho duas mãos esquerdas, mas fiz sim. Em compensação, os oito anos de latim que fiz no ginásio e no colégio me foram de alguma valia: entendi direitinho os diálogos da "Paixão de Cristo", do Mel Gibson. O professor Altimiras -- nossa, que nome! -- teria ficado orgulhoso de mim.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-20333903283063905012007-12-05T22:09:00.000-02:002007-12-05T22:09:00.000-02:00Dentro da mesma linha, por que não incluir na educ...Dentro da mesma linha, por que não incluir na educação nacional, obrigatoriamente, culinária (na França é obrigatório), xadrez (a China é), marcenaria (no Canadá é), voltar com Tabalhos Manuais, Latim,Grego,Jardinagem, Caligrafia ....<BR/><BR/>Gostaria imenso de ver todas as nossas crianças aprendendo música e educando o seu espírito e a sua sensibilidade por meio da apreciação musical; ser cidadão também é ter sentiod estético.<BR/><BR/>Porém, será que educação musical é uma prioridade em uma escola na qual, depois de 12 anos ( Ensino Básico), os jovens e adolescentes brasileiros não saber ler, não sabem escrever, não sabem contar, não reconhecem fenômenos naturais, naõ inferem, não traduzem, naõ interpretam, naõ analisam , não sintetizam, não julgam? <BR/><BR/>será que é boa notícia mesmo?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-3850689288974615162007-12-05T21:59:00.000-02:002007-12-05T21:59:00.000-02:00é.... é uma boa notícia evidentemente e temos de n...é.... é uma boa notícia evidentemente e temos de nos regozijar com ela; porém, nós que trabalhamos com educação diretamente e temos alguma experiência no ramo, vivemos o dia-a-dia das escolas, temos motivo para nos lamentar: educação não é colcha de retalhos e nem é depósito das incapacidades da sociedade brasileira. <BR/><BR/>Educação é algo orgânico que tem de ser pensado organicamente e não legislado atabalhoadamente; vem um senador ou deputado, pimba!, resolve propor um projeto de lei e inclui na educação nacional um novo conteúdo - de cima para baixo - sem pé nem cabeça. <BR/><BR/>Não que a educação musical seja sem pé nem cabeça.... mas a escola brasileira ( e de resto a escola no mundo) tem uma capabilidade limitada a 5 horas dia e 200 dias letivos para fazer um trabalho hercúleo pois hoje ninguém, fora da escola, faz nada, nem a família. <BR/><BR/>Para incluir a educação musical, sem mudar radicalmente os parâmetros da escola brasileira, algo tem de sair do plano curricular: matemática, português, ciências, história e geografia ? o quê retirar? E como ficará a educação nacional que é um fracasso em todos os sentidos na perspectiva mundial ( basta analisar os resultados do PISA, fartamente divulgados pela mídia) ?<BR/><BR/>Sei não, mas este projeto me parece à primeira vista também muito elitista: será que a escola pública terá condições verdadeiras de investir em professores, instrumentos, condições físicas para incluir educação musical em seu currículo ou, mais uma vez, caberá à escola privada - que atende menos de 10% da demanda nacional - levar à frente esta bandeira? <BR/><BR/>Pobre educação nacional, sem projeto, sem rumo, sem perspectiva, sujeita aos raios e às tempestades vindos da tecnoburocracia de Brasília que deveria estar pensando mais seriamente em outras demandas<BR/>da sociedade brasileira .....Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3219915710983944576.post-19451788321416384222007-12-05T19:12:00.000-02:002007-12-05T19:12:00.000-02:00eu acho bacana, o problema é como ela é executada....eu acho bacana, o problema é como ela é executada. lembro que a minha aula de música era decorar as letras e cantar hinos. beijos, pedritaAnonymousnoreply@blogger.com