segunda-feira, 11 de junho de 2007

o valor da crítica

A importância da crítica musical é um dos temas do momento nos Estados Unidos. Tudo começou com a demissão do crítico do Atlanta Journal, decisão que provocou reação violenta dos músicos da cidade. No blog de Alex Ross há um bom resumo do caso, com declarações do crítico, dos artistas e dos editores do jornal. Agora, Daniel J. Wakin publica no New York Times texto sobre a importância da crítica musical e o modo como os jornais cada vez menos dão atenção a ela.

2 comentários:

Anônimo disse...

sem nenhuma intenção de polemizar, deve ser muito difícil ser crítico de música hoje em dia, mesmo em um país como os EUA, onde as manifestações musicais foram reduzidas drasticamente, os lançamentos de discos perderam o impacto que tinham (novidades? mais da metade dos "lançamentos" são reedições), ninguém lê mais os jornais , o politicamente correto impera, etc.

já se foi o tempo no qual os jornais suspendiam as rotativas (ainda existem?)para aguardar o comentário das estréias do MET eda Broadway e que semanalmente se lia na edição de domingo do NYT um Jellinek, um Hanehan, um Cannarina, etc.

Aliás, o Jellinek acabou de lançar as suas memórias de mais de 40 anos de crítica. Deve ser uma delícia...

Anônimo disse...

eu falei do espetáculo luar trovado no meu blog. beijos, pedrita