quinta-feira, 29 de novembro de 2007

mundo digital


Na "New Yorker", Alex Ross escreve texto sobre o potencial casamento de sucesso entre a música clássica e a internet. A Deutsche Grammophon acaba de inaugurar sua loja virtual de downloads; a English National Opera começa a oferecer em seu site downloads gratuitos de entrevistas com artistas e trechos de suas produções; o Metropolitan de Nova York passa a oferecer a possibilidade de download de 100 gravações de óperas de seus arquivos, desde uma “Carmen” com Rosa Ponselle em 1937 a um “Don Pasquale” com Juan Diego Florez e Anna Netrebko gravado em 2006; e o site Keeping Score começa a disponibilizar serviço em que você pode assistir a um vídeo de concerto com a partitura e anotações do maestro passando pela tela.

2 comentários:

Pedrita disse...

a internet democratiza muito a informação. gosto muito de conhecer compositores de outros países que jamais teria acesso se não fosse a rede. beijos, pedrita

Fernando Vasconcelos disse...

Sem dúvida o potencial de acesso é fantástico. Basta ver como nós (portugueses e brasileiros) podemos partilhar pela net as nossas emoções, as nossas recomendações para nos apercebermos que há na verdade um potencial incrível. Para além disso claro que o download permite sobretudo para quem está longe dos centros urbanos um acesso á cultura incomparável. Isto para já não falar do tipo de utilziação multimedia que referia a sua noticia. Excelente post ... excelente.