sábado, 12 de maio de 2007
atualizações
Fiquei alguns dias fora do ar, envolvido com projetos fora e dentro da redação, tempo suficiente para novidades passarem batidas aqui no blog. Para quem ainda acredita nele, uma breve atualização. O tenor Fernando Portari substituiu o colega mexicano Rollando Villázon em uma récita da nova produção de “Manon”, de Massenet, na Staatsoper de Berlim, cantando ao lado da soprano russa Anna Netrebko, que entrou para a lista das cem mais influentes personalidades do mundo da revista Time; enquanto isso, em Boston, elogios rasgados à interpretação do barítono Paulo Szot como o conde nas “Bodas de Fígaro”, de Mozart, seguida da notícia de que ele interpretará Don Giovanni no Metropolitan de Nova York; por aqui, Manaus estreou a primeira produção brasileira de “Lady Macbeth do Distrito de Mtsenk”, de Shostakovich (leia crítica de Lauro Machado Coelho); e Leonardo Martinelli comenta o lançamento do livro “O Pensamento Musical de Nietzsche”, de Fernando Moraes de Barros, lançamento da Perspectiva; de volta às notícias internacionais, Pierre Boulez anunciou que a produção atual de "From the House of the Dead", de Janácek, atualmente em cartaz em Viena, é sua última incursão pelo mundo da ópera; e a Filarmômica de Berlim informou que vai instaurar uma investigação sobre suas atividades durante os anos do Nazismo.
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3 comentários:
achei que tinha desistido de blogar e estava frustrada. agora que seu blog saiu no guia viva música, vc não pode nos abandonar. queria muito ter ido a manaus ver lady macbeth depois que mostraram um trecho da ópera em dvd no lançamento do livro do lauro sobre shostakóvich. infelizmente não pude ver, que bom que temos o lauro para nos contar como foi. mas vc também devia ter ido. imperdoável perder essa montagem né? beijos, pedrita
pronto, agora consegui ler a crítica do lauro sobre lady macbeth, adorei e que foto. pelo menos deu um pouco a sensação de que eu estive por lá. beijos, pedrita
Parabéns ao Fernando por mais esse sucesso lá fora. Ele me parece ter uma afinidade especial com os papéis franceses, a julgar pela maneira como fez Des Grieux na montagem de Manaus trazida para o Teatro Alfa.
A carreira internacional do Fernando deverá receber um belo impulso, após essa "Manon" ao lado da Netrebko, a soprano da hora. Recentemente foi elogiada também a sua participação em "Il Crociato in Egitto", ópera da fase italiana de Meyerbeer, em um teatro italiano.
Conversei dias atrás com Pedro Portari, pai do Fernando -- que estava compreensivelmente exultante -- e ele me falou de um concerto, no exterior, em que o seu filho vai fazer uma peça que cantou muito bem, aqui em SP, com a Osesp: as "Iluminações", de Benjamin Britten, sobre poemas de Artur Rimbaud.
"In bocca al lupo!", Fernando.
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