terça-feira, 5 de junho de 2007

arte do piano


A Algol Editora lança hoje, às 21 horas, o livro "Arte do Piano – Compositores e Intérpretes", de Sylvio Lago, com concerto no Teatro São Pedro, sob regência de Achille Picchi, à frente da Orquestra Sinfônica de Americana, e o pianista Gilberto Tinetti". No repertório, o "Concerto nº 23 para piano e orquestra em Lá maior K488 de Mozart. Grátis. Do material de imprensa, preparado por Miriam Bemelmans: O livro traça um grande painel da Arte do Piano, construído por análises sensíveis da estética interpretativa dos seus grandes artistas, medida da grandeza, qualidade técnica e de expressão de cada compositor ou intérprete, erudito, popular ou jazzístico, brasileiro ou internacional. Há capítulos sobre: O Cravo e seus compositores, o piano Clássico, Romântico, do Século XX, no Brasil, de Jazz e a pedagogia do instrumento. Alguns músicos mencionados são: Edwin Fischer, Vladimir Horowitz, Nelson Freire, Sviatoslav Richter, Glenn Gould, Martha Argerich e Guiomar Novaes. “Este livro é destinado, assim, aos que se interessam pela música e, mais particularmente, pela arte do piano. Na essência e na forma, ele é fruto de décadas de audição, estudos e análises musicais dedicados à compreensão dos vários significados do repertório e da arte interpretativa pianística, em suas múltiplas diversidades e fascínios. Foi escrito pensando nos que se relacionam com a música pelo prazer da contemplação sonora e nos que estão em estágios mais aprofundados da apreciação musical. Pretende ser, também, um panorama que revele alguns caminhos aos que estejam começando a interessar-se pela conquista da música, desenvolvendo e aperfeiçoando as várias modalidades da percepção musical,” escreve Sylvio Lago na apresentação do livro. Mais informações no site da Bemelmans Comunicação.

5 comentários:

Anônimo disse...

obrigada

Mauricio Poletti disse...

Alguns anos atrás, seguindo uma indicação do Mestre Lauro no Caderno 2 pedi uma edição (pq. não estava sendo vendido) do Livro A Arte da Regência, na Academia Brasileira de Musica. Um livro absolutamente fascinante que destrinchava a arte dos maestros, suas técnicas e vasculhava toda a história dos principais regentes no mundo e de praticamente todos os Brasileiros, em atividade.

Um livro absolutamente fascinante, que até hoje uso como referencia. Uma pena que esteja fora de Catálogo. Se o livro sobre a Arte do Piano for no mesmo nível, e acredito que seja, deve ser adquirido rapidamente e guardado como uma belíssima fonte de informação. Vou correndo pegar o meu. Muito obrigado pela informação João.

Unknown disse...

Olha, Poletti, sou suspeitíssimo para falar, pois sou uma das pessoas a quem o Sylvio gentilmente dedicou o seu livro. Mas este "A Arte do Piano" é uma fonte de informações tão rica quanto "A Arte da Regência" -- da qual, em breve, será lançada uma edição comercial e atualizada. Abraços. Lauro.

Anônimo disse...

eu falei do concerto no meu blog. beijos, pedrita

Anônimo disse...

onde vai estar disposto pra comprar sese livro?eu queroooo