segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

homenagem a christa ludwig

José Carlos Neves acaba de criar um site dedicado à meio-soprano Christa Ludwig. Para quem gosta dela (estou supondo que exista um ou outro infiel que não goste...), é uma boa dica: lá você encontra o áudio de uma entrevista em que ela fala de Maria Callas, outra em que ela e o barítono Walter Berry (com quem foi casada) falam sobre o maestro Karl Böhm; arquivos de áudio com canções de Mahler (James Levine ao piano) e trechos de óperas; textos e ensaios sobre ela, etc, etc, etc. Aliás, ainda sobre Christa Ludwig: outro dia assisti um DVD com o concerto de gala que marcou os 50 anos da reabertura da Ópera de Viena após o fim da Segunda Guerra Mundial. Vários solistas importantes, maestros e, no palco, ao lado da orquestra, tinha um grupo de senhores e senhoras sentados. Quando a câmera filmava, dos bastidores, os cantores deixando o palco dava para ver que todos paravam para cumprimentar uma dessas senhoras que, de costas, ficava irreconhecível. Duas horas de concerto depois, fiquei encucado em saber quem era a figura. E, passando a imagem devagar, vi que era a Ludwig. Bem que eles podiam identificá-la, não? Ô deselegância... Enfim, o que importa mesmo aqui é o site do José Carlos Neves. Vale a leitura.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu gostei bastante do blog. beijos, pedrita

José Carlos Neves Lopes disse...

Obrigado João Luiz pela referência ao blog que criei para Christa. Havia construído uma página para ela sob o agasalho do Tripod. havia ficado um bom trabalho, porém, por razões que desconheço ela desapareceu de repente.
Eu havia conseguido fazer chegar até ela notícia dessa página e ela mandou-me um fax agradecendo e dizendo que ainda não pudera acessá-la. Creio que não chegou a fazê-lo. Então aqui estou eu atacando novamente.
Abraço.
José Carlos