segunda-feira, 12 de março de 2007
relembrando o futuro
No Estadão de ontem, matéria de João Marcos Coelho sobre coletânea de palestras dadas pelo compositor Luciano Berio em Harvard. "O compositor italiano Luciano Berio (1925-2003) integrou a tropa de choque das vanguardas do pós-guerra, capitaneadas por Boulez, Stockhausen e Nono. Elas agiam como se estivessem, com exclusividade, criando a música do futuro. Deram as costas para o público, consideraram suas obras como “mensagens na garrafa” lançadas ao mar por eles, e si próprios como náufragos do futuro. Ele soube, no entanto, construir “pontes” que o ajudaram a conquistar públicos mais amplos. Que pontes são essas? Quais as razões do sucesso que a música de Luciano Berio conquista junto a camadas mais amplas de público sempre que é levada nas salas de concerto? Agora mesmo, um grupo paulistano, o Percorso Ensemble, liderado pelo percussionista Ricardo Bologna, acaba de gravar as famosas Folk Songs de Berio, com Celine Imbert (o CD deve ser lançado pelo Sesc São Paulo até junho). Berio tem lugar de honra na música do século 20 porque foi capaz de aliar padrões rigorosos de criação à notável habilidade de fazer cócegas nos olhos e ouvidos de todo tipo de público. Foi um sujeito recluso; suas entrevistas são raras. Mas agora é publicada nos EUA a série de conferências Charles Eliot Norton que Berio fez em Harvard em 1993. O título é maravilhoso: Remembering the Future (Harvard, 142 págs., US$ 24,90) - Relembrando o Futuro. É aí, nessas preciosas e raríssimas lições de Berio na primeira pessoa, que podemos encontrar as pistas que nos ajudam a compreender por que e como a sua música consegue a mágica de exibir uma genial qualidade de invenção e ser ao mesmo tempo acessível a públicos mais amplos. Selecionei alguns entre tantos temas importantes tratados por Berio nessas palestras. É básico dar-lhe a palavra, porque seu pensamento oxigena de modo inesperado - e magistral - as discussões em torno da criação musical contemporânea e o mundo que nos cerca.".... continua aqui.
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